O Secretário de Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, promoveu um encontro de alinhamento com dirigentes do Inovapol e o presidente da FAP/DF, Alessandro Dantas. A Fundação de Amparo à Pesquisa foi a primeira do Brasil a investir em inovação na polícia, nos anos 90. A Fundação dos Peritos Criminais do DF, FPCIAA, uma das promotoras do Inovapol, foi a executora do projeto. Desde então as entidades são parceiras em projetos premiados e implementados, como o testador de tiro de armas antigas. O produto, desenvolvido por peritos e professores da UnB, com apoio da FAP/DF, permite que os testes de balística sejam executados de forma segura em armas antigas.
O desafio agora é promover conjuntamente o primeiro concurso de inovação em tecnologias policiais.
A PCDF atrai especialistas de alto nível para seu quadro funcional, a exemplo do diretor da FPCIAA que esteve na reunião, Juliano Gomes, doutor pela universidade de Sorbonne na França. “Temos que aproveitar esse técnicos de excelência e colocá-los à frente da inovação policial brasileira, afirmou Thomas Strauss, diretor da empresa promotora do evento, Major Tom.
O presidente Alessandro marcou agendas futuras na Fundação para aprofundar possíveis apoios ao Inovapol.
Também participou da reunião o diretor financeiro da fundação dos peritos, Eduardo Borges. O diretor viu com bons olhos o Programa Cientista Chefe, recém criado pela FAP. “Por meio dele poderemos desenvolver ainda mais produtos de referência para Brasília e para o Brasil”, afirmou Borges.
O concurso já conta com apoio da Polícia Civil do DF, do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCTI, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, FAP – Fundação de Ampara à Pesquisa do DF, Softex; Embrapii, UnB, USP e Instituto Quadrix. Este último proverá a segurança dos dados, solução tecnológica de inscrição e julgamento do Inovapol.
As melhores iniciativas poderão receber até R$ 1.000,00 milhão, entre recursos de investidores e subvenções para desenvolvimento tecnológico, além do reconhecimento de especialistas de sua relevância e viabilidade.