O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF Gilvan Máximo recebeu os representantes do Inovapol, concurso que tem como enfoque estimular iniciativas tecnológicas com objetivo de resolver desafios no combate ao crime, para reafirmar o apoio do Governo à iniciativa.
Brasília tem os melhores índices de resolução de crimes do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, e a instituição acredita que o concurso pode estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudar a melhorar esses índices.
“É uma satisfação receber vocês aqui, quero dizer para vocês que contem com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Vamos fazer em Brasília a maior revolução tecnológica dos últimos anos e, por isso, não poderíamos de deixar de estar junto com o Inovapol nessa iniciativa para transformar a capital na primeira cidade 100% inteligente do país”, enfatiza o secretário.
Um exemplo recente dessa referência em excelência foi a análise feita pela equipe de peritos do DF em garrafas da cerveja Belorizontina. O laboratório da PCDF possui equipamentos exclusivos que possibilitam verificar a integridade do líquido armazenado.
A parceria do Inovapol com a Secretaria abre caminho de mais linhas de financiamento das iniciativas selecionadas via FAP, Fundação de Apoio a Pesquisa.
O concurso está na fase inicial de construção das relações institucionais e já conta com apoio da Softex, Embrapii, UnB, USP e Policia Civil do Distrito Federal. Os próximos passos são os fechamentos de apoio com outros ministérios estratégicos e órgãos policiais.
O Inovapol é promovido pelas principais entidades de delegados e peritos da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal e Polícia Civil do país.